top of page
  • profanograal

Apresentação

Atualizado: 27 de jul. de 2022

Salve nobres!!

Sejam bem-vindos ao blog do Profano Graal. Eu sou Sergio, bardo e guardião do Profano Graal. Serei o responsável pelo seu entretenimento nessa noite. Como explica a Wikipedia, um bardo, ou aedo, na Europa antiga, era uma pessoa encarregada de transmitir histórias, mitos, lendas e poemas de forma oral, cantando as histórias do seu povo em poemas recitados. Era simultaneamente músico, poeta, historiador e acessoriamente moralista. Mais tarde seriam designados de trovadores e as tradições musicais e literárias que transmitiram às gerações sucessivas dão origem às canções de gesta.

Aqui, você vai encontrar postagens sobre a relação entre história e bebidas, em particular a cerveja. O tema principal será a História da Cerveja no Brasil e no mundo (tão pouco abordado nos cursos de Sommelier de Cerveja existentes hoje no Brasil). Sobre o qual eu pretendo publicar textos próprios, mas também de outros autores nacionais e estrangeiros. Atualmente, estou desenvolvendo uma pesquisa sobre a história da produção, comércio e consumo de cerveja no Rio de Janeiro do século XIX, antes do surgimento da Manufatura de Cerveja Brahma, em 1888. Para além da muito conhecida história das garrafas com rolhas amarradas com barbante, vocês sabem quantas cervejarias existiram no Rio de Janeiro entre 1822 e 1889; quais eram os estilos produzidos; qual o preço das garrafas? D. João VI era realmente um fã de cerveja, como vemos em algumas publicações por aí? Vocês sabiam que existiam Biergartens no Rio de janeiro do século XIX? Aos poucos irei publicando aqui pequenos trechos dessa pesquisa que pretendo publicar em forma de livro.


Mas também pretendo escrever aqui sobre História “stricto sensu”, sem uma relação direta com a cerveja ou qualquer outra bebida. Como, por exemplo, as histórias e lendas sobre o Santo Graal. Para aqueles que não sabem, o cálice utilizado por Cristo na última ceia e que inspira o nome das minhas redes sociais. E, por fim, pretendo apresentar bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais históricos, ou que tenham a identidade da sua marca baseada em temáticas históricas, no Brasil e no mundo.


Na seção “O Guardião do Graal” você pode saber um pouco mais sobre mim, minha formação e meu trabalho. E me siga nas minhas outras redes sociais. Se você quiser saber notícias sobre o mercado cervejeiro, siga minha página do Facebook. Mas se você quiser saber o que eu ando bebendo, procure meu perfil no Instagram e no Untappd. Os links você encontra na seção “Contatos”.


Assim, meu nobre, te convido a puxar uma cadeira e pegar uma caneca de cerveja para ouvir as histórias que o bardo tem para contar.

bottom of page