top of page
  • profanograal

As "janelas do vinho" da Toscana

Atualizado: 23 de jul. de 2022

Salve nobres,

A pandemia de Coronavírus está fazendo com que um hábito que teve origem lá no século XVI seja agora reavivado nas ruas de Florença, capital da Toscana no Centro da Itália. O hábito do uso das “janelas de vinho”.

Os Buchette del Vino (também chamados de finestrini, porticine, sportelini, entre muitos outros nomes) são pequenas janelas em formato de arco ou ogiva, de aproximadamente trinta centímetros de altura por 20 centímetros de largura, existentes nas paredes de alguns palacetes e casarões toscanos. E que podem passar perfeitamente, aos mais desavisados, por caixas de correio ou por nichos de oratórios. Segundo matéria do site Wine Spectator:


as ‘janelas de vinho’ entraram em voga pela primeira vez no século XVI, quando os ricos florentinos começaram a expandir a posse de terras - principalmente vinhedos - no interior da Toscana. O novo zelo dos aristocratas para venda de vinho foi criado apenas para evitar o pagamento de impostos sobre essa venda, eles então criaram o modelo mais simples de varejo de vinho que podiam: sob demanda, para viagem, literalmente vendido à mão através de um buraco na parede de suas residências.

Artigo de autoria de Diletta Corsini, intitulado Janelas Anticontágioontem e hoje (Buchette anticontagio, ieri e oggi), publicado no site da Associação Cultural Buchette del Vino, afirma que um livro de 1634 traz o mais antigo registro de venda de vinho pelas janelas. A Relação do Contágio que aconteceu em Florença no ano de 1630 e 1633, de Francesco Rondinelli, estudioso e acadêmico florentino, narra que durante a Peste Manzoniana (um surto de peste bubônica que atingiu as regiões Central e Norte da Itália, além da Suíça, entre 1629 e 1633),

aqueles que vendiam vinho dos seus próprios palácios, para evitar de se contagiar entrando em contato com os compradores, recebiam o pagamento não diretamente nas mãos, mas com uma espátula metálica que colocavam logo no vinagre para desinfetar. Evitavam, por precaução, de manusear as garrafas trazidas pelos clientes ou de trocá-las por outras vazias. Se podia proceder de duas maneiras: ou o cliente adquiria o vinho já engarrafado através da janela, ou enchia a sua própria garrafa por meio de um pequeno cano (um tubo metálico) alimentado por um recipiente localizado dentro.

La peste a Firenze nel 1630


Ainda segundo o Wine Spectator, as janelas permaneceram ativas durante os três séculos seguintes. Sendo progressivamente fechadas a partir do início do século XX. Até que passou a ser mais cômodo aos compradores, adquirir o vinho já engarrafado nas bodegas que se multiplicavam.


Muitas dessas janelas acabaram fechadas, emparedadas e até mesmo vandalizadas. Originalmente, as janelas eram dotadas de uma portinhola de madeira, das quais muitas se perderam. Segundo Matteo Faglia, presidente da Associação Cultural Buchette del Vino, as enchentes que atingiram Florença no ano de 1966 inviabilizaram de vez o uso das janelas.


Em outubro de 2015 foi criada a Associação Cultural Buchette del Vino de Florença, com a intenção de divulgar, valorizar e salvaguardar esse patrimônio. Em seus 5 anos de atividade, a Associação realizou o censo das janelas no território florentino e na Toscana. Realizando encontros e conferências sobre o tema. E tem o projeto, já iniciado, de sinalizar cada uma das janelas encontradas com placas de identificação. Segundo disse Faglia, em entrevista ao jornal New York Post: “Queremos colocar uma placa em todas as ‘janelas do vinho’, pois as pessoas tendem a respeitá-las mais quando entendem o que são e sua história”.


A maioria janelas parecem estar na Região Toscana, no Centro da Itália, mas há indícios da existência de janelas de vinho também em outras regiões como a Emília-Romagna, no Piemonte, no Lazio e mesmo na Sicília.


No site da Associação Cultural Buchette del Vino existe uma lista de todas as janelas de vinho encontradas pela Associação na cidade de Florença e na Região da Toscana, incluindo mapas com a sua localização. Para quem quiser se aventurar em uma caça às janelas pelas ruas de Florença, os números atualizados são os seguintes: 149 no centro histórico de Firenze 24 na cidade de Firenze 10 nos subúrbios de Firenze 93 na Toscana


Em Julho de 2019, o bistrô Babae reabriu a janela existente no prédio onde está alojado. E todos os dias serve taças de vinho através da janela entre as 19 e as 20 horas.

A pandemia de Coronavírus e a necessidade da adoção de normas de higiene e segurança que reduzam o contato social, fizeram com que proprietários de outros estabelecimentos também fizessem uma volta no tempo e recuperassem o antigo método, usando as janelas para distribuir copos de vinho, xícaras de café, bebidas, sanduíches e sorvetes – todos sem contato.


Segundo informações do site da Associação Cultural Buchette del Vino, 14 dessas janelas do centro histórico de Firenze se encontram em edifícios que hoje são estabelecimentos comerciais. Os outros estão em edifícios residenciais privados.

Você pode assistir também o vídeo que eu fiz sobre o assunto no meu canal no Youtube.



bottom of page