top of page
  • profanograal

Selos europeus de qualidade dos alimentos

Atualizado: 26 de jul. de 2022

Salve nobres,

Umas das coisas que mais me encantam na Itália é o cuidado com a qualidade dos ingredientes, dos alimentos e das bebidas. E esse cuidado também envolve o local e o modo de produção desses itens.


Existem vinhos, pães, queijos, entre outros, típicos de cada região ou até mesmo de cada cidade. É possível encontrar pães e queijos exclusivos de pequenas cidades.

Esse cuidado com detalhes pode também ser visto em outros países da União Europeia. Com isso, foram criados selos de qualidade e identidade cultural dos produtos alimentares. Esses selos são controlados pelo Conselho da União Europeia, com legislação própria desde 92.


Para os produtos alimentares a classificação é a que segue. E, para verificar quais produtos se enquadram em cada categoria, o site www.agraria.org disponibiliza uma lista bem completa com o nome e classificação de diversos produtos.


D.O.P. (DENOMINAZIONE DI ORIGINE PROTETTA)

Alimentos de características peculiares que dependem do território onde são produzidos. O selo atesta a combinação de características ambientais locais e técnicas utilizadas, que gera um produto impossível de ser produzido em outro local. Por exemplo, a Mozzarela di Bufala Campana, produzida unicamente com leite fresco de búfala asiática, chegada à Italia no século VII; o vinho Chianti, da região da Toscana, no centro da Itália; ou o Prosciutto di Parma, província da região da Emilia Romagna, no Norte da Itália.

I.G.P. (INDICAZIONE GEOGRAFICA PROTTETA)

Para obter esse selo, pelo menos, uma das fases do processo produtivo deve acontecer em uma área específica e atender a regras rígidas na produção.


É garantido para produtos agrícolas e alimentares de uma determinada qualidade, reputação ou outra característica que dependem da origem geográfica e cuja produção, transformação ou elaboração acontece em uma área específica. Um exemplo é o radicchio rosso (chicória vermelha), de Treviso (província da Região do Veneto), que deve sua cor e sabor característicos à água de nascente usada no seu cultivo; outro é o queijo gorgonzola, originário da localidade de mesmo nome, na região da Lombardia.


D.O.P e I.G.P. abrangem vinhos, vinagres, carnes, queijos, azeite, peixes, verduras, pães, entre outros. A diferença entre os dois é feita pelas suas respectivas cores.

S.T.G. (SPECIALITÀ TRADIZIONALE GARANTITA)

É voltado para produtos agrícolas e alimentares que tenham uma “especificidade” ligada ao método de produção ou à composição ligada à tradição de uma zona, mas os produtos não necessariamente são produzidos somente em tal zona. Por exemplo, a pizza Napoletana, que pode ser feita na Itália toda, preservando as características específicas e as técnicas particulares.

CLASSIFICAÇÃO DOS VINHOS

Já os vinhos possuem denominações próprias. A classificação mostrada a seguir está disposta em ordem de melhor qualidade até um vinho genérico, de mesa:


D.O.C.G. (DENOMINAZIONE DI ORIGINE CONTROLLATA E GARANTITA)

São regulamentados e identificados a partir de uma zona de origem muito precisa, com características especiais e um método de produção patenteado. Por exemplo, o Prosecco. Um vinho branco italiano originário da região do Veneto, no Norte da Itália.

D.O.C. (DENOMINAZIONE DI ORIGINE CONTROLLATA)

São regulamentados e identificados a partir de uma zona de origem muito precisa, tem sua zona de coleta de uvas delimitada, suas características são relativas ao ambiente e a técnica de produção específica.


Para receber esse selo, devem apresentar: a zona de produção, o rendimento máximo das uvas e de vinho por hectare, as características físico-químicas dos vinhos, as técnicas da produção, a composição dos vinhedos, entre outros.

I.G.T. (IDENTIFICAZIONE GEOGRAFICA TIPICA)

São produzidos em áreas normalmente amplas. As uvas utilizadas devem ser pelo menos 85%, proveniente da zona geográfica indicada. Para receber esse tipo de selo, o vinho deve ter algumas informações, como: a indicação geográfica, a delimitação da zona geográfica, as tipologias enólogas.


Os demais vinhos, que não possuem esses selos, são considerados vinhos genéricos ou vinhos de mesa.

E A CERVEJA?

A única qualidade de cerveja a merecer um selo europeu de qualidade, até o presente momento, são as cervejas de Munique. Fabricadas com as águas das nascentes subterrâneas da região, recebem o selo de Indicação Geográfica Protegida (IGP). Hoje, a cerveja de Munique goza de reputação internacional e a festa da cerveja (Oktoberfest) atrai todos os anos mais de seis milhões de pessoas à cidade.

Se você quiser, também pode assistir o vídeo que fizemos sobre o tema no nosso canal do Youtube.


Fontes consultadas:

158 visualizações0 comentário
bottom of page